domingo, 1 de fevereiro de 2009

O que é eletrônica?






A eletrônica é o estudo do controle de pequenas correntes elétricas para fazer com que todos os tipos de equipamentos eletrônicos funcionem. Graças a eletrônica podemos viajar, nos comunicar a nível mundial.





Componentes



Os blocos de armar da eletrônica são chamados componentes. Há vários tipos usados para controlar a eletricidade de várias formas. Alguns deles são: led, resistor, capacitor, diodo, alto falante, transistor, etc. A medida que você prossegue com a leitura, descobrirá o que cada um deles faz e como trabalham em conjunto nos circuitos.



Sobre a corrente elétrica



Uma corrente elétrica é o deslocamento de partículas microscópicas chamadas elétrons ao longo de um fio. Todas as substâncias contem elétrons. As substâncias em que os elétrons se movem com mais facilidade são chamadas de condutores.
A bateria é uma fonte de alimentação com dois pólos, quando um fio é conectado a cada um dos pólos, os elétrons no fio são repelidos pelo pólo negativo e atraídos pelo positivo. Esse movimento que eles fazem através de um fio formam a corrente elétrica. A força que vem da bateria e que faz com que os elétrons se movimentem é chamada de força eletromotriz, ou tensão, e é medida em volts.


Exemplo: uma bateria de 4,5 V tem uma diferença de potencia de 4,5 V entre seus pólos, que se refere a uma diferença de tensão elétrica.
No pólo positivo da bateria a tensão é 4,5 V e no negativo é 0V. Existe uma diferença de tensão de 4,5V entre os pólos.
É esta diferença que gera uma tensão, e sem ela a tensão não pode existir.



curiosidade ¹: Alessandro volta em 1800 construiu a primeira bateria a partir de dois tipos diferentes de metal ácido. A palavra volt é derivada de seu nome.






Curiosidade²: A grandeza de uma corrente é medida em ampéres, cuja abreviação é amps, ou A






Placas de circuito impresso




O circuito impresso consiste de uma placa de fibra de vidro, fibra de poliéster, filme de poliéster, filmes específicos à base de diversos polímeros, etc, que possuem a superfície coberta numa ou nas duas faces por fina película de cobre, prata, ou ligas à base de ouro, níquel entre outras, nas quais são desenhadas pistas condutoras que representam o circuito onde serão fixados os componentes eletrônicos.




O que são os circuitos integrados?



Os circuitos integrados são circuitos eletrônicos funcionais, constituídos por um conjunto de transistores, diodos, resistências e condensadores, fabricados num mesmo processo, sobre uma substância comum semicondutora de silício que se designa vulgarmente por chip.
Vantagens dos C.I. em relação aos circuitos com componentes discretos são:
Redução de custos, peso e tamanho.
Aumento da fiabilidade.
Maior velocidade de trabalho.
Redução das capacidades parasitas.
Menor consumo de energia.
Melhor manutenção.
Redução de stocks.
Redução dos erros de montagem.
Melhoria das características técnicas do circuito.
Simplifica ao máximo a produção industrial.







Resistores



O Efeito Joule não acontece sozinho, para que ele ocorra é preciso que se tenha um dispositivo (condutor) capaz de tornar a energia elétrica em energia térmica, esse dispositivo é chamado de Resistor.
Quando escrevemos um circuito elétrico representamos um resistor por:









Esse R é a resistência elétrica causada pelos resistores, pois uma de suas funções é restringir o fluxo de elétrons e assim reduzem a força da corrente. Este é um dos principais meios de controlar a corrente em um circuito.Todos os componentes apresentam determinado grau de resistência à corrente, mas os componentes chamados resistores são feitos especialmente para controlar a corrente e a tensão de um outro componente, ou para impedir que um componente delicado seja danificado por excesso de corrente. A maioria dos resistores contém carbono, que não é bom condutor de eletricidade. A resistencia é medida em ohms.Os cientistas usam o simbolo grego Ω(ômega) como abreviação.







  • Codigo de cores :


Você pode descobrir o valor de um resistor pelas listras coloridas pintadas nele. As cores são parte de um código de cores especial.










  • Decifrando o código de cores:





As três listras próximas umas das outras são as do código de cores. As primeiras duas listras lhe dão os dois primeiros algarismos do valor do resistor. A terceira indica quantos zeros devem ser acrescentados.






Curiosidade: Em que direção a corrente está fluindo? Antigamente os cientistas acreditavam que a corrente fluia do positivo para o negativo, embora hoje em dia se saiba que ela circula na direção oposta. A primeira direção foi mantida porque em torno dela foram escritas muitas leis. Para que não haja confusão, ela é chamada de corrente convencional.





Lei de Ohm




Você pode calcular a corrente, a tensão ou a resistência de um circuito usando uma fórmula chamada lei de Ohm. Para usar a fórmula, você precisa saber os valores de duas das quantidades.







Tensão(v)=Corrente(Amperes) x Resistência(ohms)




É facil usar a fórmula se você imagina-la como um triangulo. Os volts estão em cima, e a corrente e a resistência nos dois cantos embaixo. (Na lei de Ohm, I representa corrente.)





LED



É a abreviatura de "Light emitting diode"(diodo emissor de luz).

Um diodo é semelhante a uma rua de mão unica para a eletricidade. A corrente pode fluir através dele somente em uma direção. Um LED é um tipo especial de diodo que se acende, e é usado em um circuito para mostrar que uma corrente está circulando.

Algumas vezes um LED tem uma ponta mais curta do que a outra. A mais curta é chamada negativa e a maior é a positiva. A negativa pode também ter um lado achatado no revestimento plástico para ajudar a identificação. É importante conectar os terminais de um LED de forma correta em um circuito.





Capacitor





Um Capacitor ou Condensador é constituído por duas placas metálicas condutoras (as armaduras),dispostas uma paralela à outra e separadas por um material isolante (o dielétrico). Utiliza-se como dielétrico o papel, a cerâmica, a mica, os materiais plásticos, vidro, parafina ou mesmo o ar. O Capacitor é dispositivo muito usado em circuitos elétricos. Este aparelho é destinado a armazenar cargas elétricas e é constituído por dois condutores separados por um isolante: os condutores são chamados armaduras (ou placas) do capacitor e o isolante é o dielétrico do capacitor.





Esta é uma das rasões pelas quais é muito perigoso tocar o interior de um equipamento elétrico que utiliza eletricidade da rede. Os capacitores permanecem altamente carregados mesmo depois que o aparelho tiver sido desligado.Existem capacitores de todos os tipos e tamanhos.



O valor de um capacitor é medido em farads, que são unidades grandes. Os microfarads são usados com maior frequência.




capacitores que possuem um valor baixo podem ser ligados a um circuito em qualquer sentido.




  • tipo de capacitores :


O capacitor de cerâmica consiste de um tubo ou disco de cerâmica de constante dielétrica na faixa de 10 a 10.000. Uma fina camada de prata é aplicada a cada lado do dielétrico. Este tipo de capacitor é caracterizado por baixas perdas, pequeno tamanho e uma conhecida característica de variação de capacitância com a temperatura.





O capacitor de papel consiste de folhas de alumínio e papel kraft (normalmente impregnado com graxa ou resina) enroladas e moldadas formando uma peça compacta. Os capacitores de papel são disponíveis na faixa de 0,0005 a aproximadamente 2 .





O capacitor de filme plastico é bastante similar ao capacitor de papel, na sua forma construtiva. Dielétricos de filme plástico, com poliéster ou polietileno, separam folhas metálicas usadas como placas. O capacitor é enrolado e encapsulado em plástico ou metal.





O capacitor de mica consiste de um conjunto de placas dielétricas de mica alternadas por folhas metálicas condutoras. O conjunto é então encapsulado em um molde de resina fenólica.





O capacitor de vidro é caracterizado por camadas alternadas de folhas de alumínio e tiras de vidros, agrupadas até que seja obtida a estrutura do capacitor desejado. A construção é então fundida em um bloco monolítico com a mesma composição do vidro usado como dielétrico.





O capacitor eletrolítico consiste de duas placas separadas por um eletrólito e um dielétrico. Este tipo de capacitor possui altos valores de capacitância, na faixa de aproximadamente 1 até milhares de . As correntes de fuga são geralmente maiores do que aos demais tipos de capacitores. Possuem um terminal positivo e outro negativo, que devem ser ligados de forma correta a um circuito.




Quando escrevemos um circuito elétrico representamos um capacitor por:






Curiosidade:os capacitores trabalham com outros componentes dentro de uma tv para desenvolver uma tensão de 25.000 volts.





Corrente Continua

Corrente contínua (CC ou, em inglês, DC - direct current), também chamada de corrente galvânica é o fluxo constante e ordenado de elétrons sempre numa direção. Esse tipo de corrente é gerado por baterias de automóveis ou de motos (6, 12 ou 24V), pequenas baterias (geralmente de 9V), pilhas (1,2V e 1,5V), dínamos, células solares e fontes de alimentação de várias tecnologias, que retificam a corrente alternada para produzir corrente contínua. Normalmente é utilizada para alimentar aparelhos eletrônicos (entre 1,2V e 24V) e os circuitos digitais de equipamento de informática (computadores, modems, hubs, etc.)

Corrente Alternada


A corrente alternada, ou CA (em inglês AC - alternating current) é uma corrente elétrica cuja magnitude e direção da corrente varia ciclicamente, ao contrário da corrente contínua cuja direção permanece constante e que possui pólos positivo e negativo definidos. A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal por ser a forma de transmissão de energia mais eficiente. Entretanto, em certas aplicações, diferentes formas de ondas são utilizadas tais como triangular ou ondas quadradas.